+55 11 3868-2722 (BR) / + 571 541 1113-702 5021 (CO)
cursos@ecobuildingforum.com.br (BR) / cursos@ecobuildingforum.com (CO)

Trabalho X Crise

14 out 2017

Trabalho X Crise

/
Comments0

Autor: Arqta. Denise Hamze Issa, LEED AP O+M

Como ser um profissional diferenciado e procurado por empresas? Como oferecer um serviço diferenciado e atrair clientes? Você gostaria de entender como pode se colocar no mercado da construção civil atual?  

Eu tenho certeza que sim, e ainda ouso dizer que existem grandes chances de você estar deixando uma oportunidade profissional passar bem em frente aos seus olhos. Por isso, é importante que você preste muita atenção neste texto caso queira dar continuidade e qualidade à sua vida profissional.

Fique tranquilo, neste artigo você vai entender como alguns profissionais estão se destacando mesmo na crise econômica que estamos passando. Posso não te arrumar um emprego ao final deste texto, mas com certeza você irá descobrir como ter perspectivas de trabalho, perspectiva de colocação no mercado. E o melhor de tudo, pode começar ainda HOJE esta transformação.

  • Mas afinal, como entrar no mercado da construção civil mesmo com a crise?

“Só no ano passado, mesmo com o aprofundamento da crise econômica que atinge fortemente o setor imobiliário, o Brasil ficou em quarto lugar entre os dez países que mais certificam no mundo, com 192 projetos registrados e 80 certificados (LEED®). Esses números demonstram o quanto este mercado está crescendo. Ainda temos um longo caminho a percorrer, muito a ser feito e ainda falta uma grande parcela do mercado da construção civil se conscientizar , desde os fabricantes de produtos utilizados na obra até os profissionais da construção.”

Este trecho, retirado da Revista GBC Brasil, Anuário Especial 2017, demonstra claramente uma oportunidade de mercado que muitos ainda não estão percebendo.

O Mercado da Construção Sustentável teve seu marco no Brasil em 2007, ano em que o primeiro empreendimento recebeu a certificação LEED® (Agência Bancária). Desde então, mesmo com o momento atual do país, vem apresentando crescimento considerável e principalmente a necessidade de profissionais qualificados para este setor. Um mercado com OPORTUNIDADES.

O CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), divulgou uma pesquisa realizada no final de 2014, com profissionais da construção civil, de todos os setores, para entender melhor as barreiras que a sustentabilidade encontra para seu melhor desenvolvimento. Nesta pesquisa (Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas: consulta aos profissionais do setor – Fonte: cbcs.org.br – Projetos e Publicações) foram avaliados 3 quesitos: Materiais, Energia  e  Água e em todos eles, a principal dificuldade que o mercado encontra para sua evolução é a falta profissionais qualificados e treinados.

  • MATERIAIS: Dificuldade para adotar uma ferramenta de seleção de materiais: 55,9% respondeu falta de conhecimento técnico da equipe;
  • ENERGIA: Quais seriam as ferramentas mais úteis para melhorar o desempenho energético nas edificações: 62,6% respondeu treinamento e capacitação de profissionais, projetistas e construtoras;
  • ÁGUA: Quais seriam as ferramentas mais úteis para melhorar o uso racional da água nas edificações: 54,1% respondeu treinamento e capacitação de profissionais, projetistas e construtoras;

Ou seja, existe uma grande oportunidade para quem busca aprimoramento profissional.

  • E por onde começar?

Não ter conhecimento técnico nesta área talvez seja um dos principais obstáculos que, por falta de fácil acesso a materiais de qualidade e cursos no setor, os estudantes, recém formados e profissionais encontram.

Eu mesma enfrentei muita dificuldade para encontrar material quando decidi entrar para este mercado. Principalmente quando o assunto eram as Certificações Ambientais, pois hoje temos disponíveis uma grande variedade delas e pouco material que explique para qual situação utilizar uma determinada certificação.

Indico abaixo alguns primeiros passos que acho interessante:

  1. Procure conhecer quem são as autoridades no assunto, os profissionais conhecidos e com mais tempo de experiência neste mercado. Sugiro que veja a nossa página com nossos professores, grandes referências.
  2. Leia nossos artigos no blog, lá você encontra conteúdo GRATUITO e de QUALIDADE que pode ajudar a responder muitas de suas dúvidas.
  3. Busque livros para uma leitura inicial, fique a vontade para me mandar um e-mail, posso te indicar alguns que já li: denise@ecobuildingforum.com.br .
  4. Faça um curso sobre Construção Sustentável. O curso que temos em nossa plataforma é muito rico, já ajudou dezenas de alunos a esclarecer muitas dúvidas e desenvolver alguns trabalhos. Veja os depoimentos
  • Cuidado!

Quero chamar a atenção de vocês para algo que tenho visto com frequência: você precisa se qualificar, estudar, buscar cada vez mais conhecimento, independente da área que queira trabalhar. O mercado da Construção Sustentável está crescendo e demanda profissionais QUALIFICADOS, e só depende de você se tornar um deles. O quanto antes você se qualificar, mais chances terá.

Se você está lendo este artigo até o final, acredito que é porque, de alguma forma, você tem um problema que pode ser resolvido com as informações que compartilhamos em nosso blog. Tenho muito assunto que quero compartilhar com vocês, pois realmente acredito que posso ajudar, já estive na situação de vocês e hoje sou uma profissional realizada, que trabalho com o que gosto e posso auxiliar quem quer entrar neste mercado em crescimento. E enquanto preparo mais conteúdo convido você a assistir a esta incrível entrevista, que eu fiz com o Engenheiro Marcos Casado, que foi o responsável pela primeira Certificação LEED no Brasil (em 2007, a Agência do Banco que citei anteriormente). Clique na imagem e assista: