+55 11 3868-2722 (BR) / + 571 541 1113-702 5021 (CO)
cursos@ecobuildingforum.com.br (BR) / cursos@ecobuildingforum.com (CO)

O que é Green Building?

17 set 2018

O que é Green Building?

/
Comments0

Você já deve ter ouvido falar sobre as construções sustentáveis e seus benefícios, mas será que elas são realmente all greene benéficas a população?

Devido aos avanços tecnológicos e desenvolvimento do próprio ser humano em relação a sustentabilidade, muito se tem falado em gerar menos poluição, investir e para economizar futuramente. Mas é preciso atentar-se, pois muitos empresários dizem investir em tecnologias para a construção sustentável, quando na realidade maquiam com um “verniz verde” chamado de greenwashingque não possui relação alguma com a uma obra sustentável.

 

  • Green Building: o que significa?

Green Buildingou construção sustentável já virou tendência e não é para menos, pois visa a implementação de projetos em diferentes áreas da sociedade. Esse conceito se popularizou na construção civil, com o uso dos recursos energéticos, como a inserção de energias renováveis, térmicas ou eólicas. Além de objetivar gerar benefícios e bem-estar a população, o conceito de Green Buildingreforça a economia que se pode reservar para outro fim futuramente.

Surgiu pela necessidade de adaptações ao meio ambiente com desenvolvimento sustentável pelos próprios consumidores, conscientizados pelos impactos sofridos pela natureza, assim como acordos fechados por líderes governamentais com a indústria, o que ocorreu nos últimos tempos.

O fato de que construções sustentáveis e renováveis sejam muito mais caras e difíceis de serem executadas, é mito, pois esse gasto pode ser elevado apenas em torno de 5% a 10% para obras comerciais e 2% a 4% em residenciais.

 

  • Benefícios e Vantagens

Além do fator primordial da sustentabilidade para com o meio ambiente, fazendo com que cada vez mais as construções poluam menos e invistam mais em tecnologias para a construção sustentável, com o uso de energias renováveis, energia solar térmica, energia solar fotovoltaica, energia eólica, água e paisagismo, coberturas e paredes vegetadas, e entre outros mais, o Green Buildingé possível melhorar a segurança da saúde dos habitantes, inclusão social e o crescimento do espírito de comunidade e conscientização ambiental.

 

Para evitar as falsas políticas de sustentabilidade, é possível identificar se os empreendimentos possuem o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é a confirmação de que o projeto é certificado com o sistema de Green Building, o que assegura que a construção foi mesmo realizada sob todos os parâmetros solicitados.

Segundo dados do próprio Green Building Council Brasil, o Brasil vive ascendência na área de construções renováveis, cerca de 700 empreendimentos estão em processo de certificação, deixando o país com a marca do local que mais procura por tal certificação na América Latina, além de ocupar a quarta posição no ranking mundial em números de adequações de empreendimentos com esse certificado.

Aos poucos a construção civil vem ganhando princípios de sustentabilidade e se adaptando aos conceitos de construções limpas e renováveis, entretanto é um fator que só vem crescendo diante as exigências do próprio setor e o mercado consumidor. Por mais engajado que seja o tema, obras verdes ainda são pouco comentadas e adeptas por empresas e profissionais, infelizmente.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.