+55 11 3868-2722 (BR) / + 571 541 1113-702 5021 (CO)
cursos@ecobuildingforum.com.br (BR) / cursos@ecobuildingforum.com (CO)

Aplicação do PBE Edifica
Etiqueta de Eficiência Energética de Edificações

Prof. Arqta. Rita Buoro, M.SC.

Nível III – Aplicação

Contexto

O desafio de garantir riquezas e recursos naturais para as próximas gerações dita a necessidade atual de extrapolarmos o conceito de desenvolvimento sustentável para todas as áreas de atuação humana. A questão da eficiência energética em edifícios é apresentada em conjunto com a discussão teórica acerca dos conceitos de sustentabilidade na Arquitetura e no Urbanismo, suas premissas, técnicas e métodos vigentes no Brasil e no mundo.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem é uma iniciativa do MME – Ministério de Minas e Energia do Brasil e prevê a regulamentação de níveis de eficiência de diferentes equipamentos e sistemas. O programa PBE EDIFICA – Etiquetagem do Nível de Eficiência Energética em Edifícios foi criado pelo PROCEL – Programa de Conservação de Energia Elétrica, organismo ligado ao MME, com o nome de Procel Edifica e foi publicado pelo INMETRO em 2009, para a incentivar e regulamentar melhores níveis de eficiência energética em edifícios novos ou existentes, tanto comerciais quanto residenciais, públicos e privados, em todo o país.

Desde 2014, o programa, que passou a se chamar PBE Edifica quando se tornou oficialmente parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, passou ser de aplicação obrigatória para edifícios públicos federais, o que deverá, em futuro próximo, também passar a valer para outros empreendimentos públicos e privados de todo o país.

Objetivos:

O Curso visa apresentar a metodologia de certificação energética de edifícios, PBE EDIFICA – Etiquetagem do Nível de Eficiência Energética em Edifícios. Serão apresentados os requisitos do RTQ_C quanto à envoltória, iluminação artificial e sistema de condicionamento de ar, além do sistema de bonificação, seus respectivos pré-requisitos e o sistema de avaliação geral. Para atingir estes objetivos, serão abordadas questões conceituais básicas sobre certificação energética e principalmente questões metodológicas propostas pelo Programa Brasileira de Etiquetagem – PBE, na sua versão PROCEL EDIFICA para os quatro níveis de certificação: envoltória, iluminação artificial, ar-condicionado e certificação global. Ao final do curso, o participante deverá estar apto a avaliar a performance energética de empreendimentos, considerando-se as diretrizes previstas no programa de etiquetagem.

A quem se destina:

Arquitetos, engenheiros, incorporadores, construtores, projetistas e demais profissionais do setor da construção civil envolvidos ou interessados em desenvolver ou participar do desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis. Estudantes e profissionais destas áreas ou de áreas correlatas que não atuem diretamente no mercado da construção civil, mas que possuam alguma interface ou interesse em adentrar neste mercado, também se beneficiarão, uma vez que o curso trata de alguns assuntos técnicos, mas principalmente de aspectos de gestão do processo de etiquetagem de empreendimentos energeticamente eficientes.

Conteúdo do curso:

Módulo 1 - Introdução

– Referências sobre a questão da crise energética e da sustentabilidade

– Histórico do programa PROCEL/Edifica

– A regulamentação: RTC, RTQ, RAC, o selo/etiqueta parcial e completa e glossário básico

Módulo 2 - Envoltória

– Critérios de avaliação de desempenho

– Métodos de cálculos

Módulo 3 - Iluminação Artificial

– Critérios de avaliação de desempenho

– Métodos de cálculos

Módulo 4 - Ar Condicionado

– Critérios de avaliação de desempenho

– Métodos de cálculos

Módulo 5 - Certificação Global

– Procedimentos para a Certificação Global

– Pontuação Bônus

Módulo 6 - Exercícios

– Estudos de casos realizados

– Exercícios práticos de aplicação da regulamentação

Duração do curso (Acesso liberado por 6 meses)

O curso é dividido em 6 módulos semanais compostos por vídeo-aulas com duração variada de 1:30 a 2 horas por módulo, acrescidos de material didático para estudos, leituras e exercícios complementares para melhor assimilação do conteúdo.  

  • Ambiente de Ensino à Distância dedicado, intuitivo e interativo, com vídeo aulas gravadas;
  • Amplo material de estudos e consulta, disponíveis para downloads;
  • Grupo exclusivo de alunos para Fórum de discussões;
  • Certificado de Conclusão

Clique para fazer sua pré-inscrição e receber
mais informações sobre o curso.

Professor

Arqta. Rita Buoro, M.Sc.
Diretora Rita Buoro Arquitetura

Arquiteta e Urbanista para FAAP – Fund. Armando Alvares Penteado;
Mestrado em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP;
Doutoranda em Engenharia Mecânica pela POLI-USP;
Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela FAU-USP;
Professora de Conforto Ambiental na Escola da Cidade e do SENAC-SP (São Paulo/SP);
Auditora de Energia para Processos AQUA-HQE junto à Fundação Vanzolini;